Amigos da Cultura

Apoiar um projeto cultural não é apenas investir financeiramente nele. Antes de qualquer coisa, é acreditar no valor e poder de transformação social, motivado através do desenvolvimento de trabalhos como esta Oficina Comunitária.

Estamos agora chegando quase em duas décadas do projeto Oficinas Comunitárias do Professor Kzão. Os primeiros anos foram muito difíceis, com poucos apoiadores. Poucos, mas fundamentais para que o projeto acontecesse. E hoje, o projeto só acontece graças à sensibilidade de nossos parceiros culturais.

Uma categoria muito especial de apoiadores são os mecenas...

Mecenas são patrocinadores e investidores em arte e a cultura, ato conhecido como mecenato.

Os mecenas foram ricos e poderosos comerciantes, príncipes, condes, bispos e banqueiros q financiavam e investiam na produção d arte e cultura, obtendo através deste tipo d ação reconhecimento e prestígio na sociedade. Destacaram-se bastante no período do Renascimento Cultural (séculos XV e XVI). Investindo em artes plásticas, escultura, pintura, literatura e arquitetura. Neste periodo a burguesia, classe social q enriqueceu muito com o desenvolvimento comercial, percebeu no mecenato uma maneira rápida d alcançar o status d nobrez, q também era obtido c/ a compra dos títulos de nobreza.

Principais mecenas do periodo do Renascimento Cultural foram: Lourenço de Medici (banqueiro italiano) - Come de Medici (banqueiro e político italiano) - Galeazzo Maria Sforza (duque de Milão) - Francisco I (rei da França).

Mas o registro oficial do surgimentos dos Mecenas foi entre 74 a.C. e 64 a.C. Com Caius Maecenas (do sobre-nome dele q vem a palavra mecenas), ele foi um cidadão romano da época imperial. Grande político, estadista e patrono das letras. Administrou a fortuna da sua família que era rica e foi um conselheiro hábil e de confiança do Imperador César Octaviano (Augustus).

Confira agora alguns dos mecenas do nosso Projeto de CIneTeatro...


Dr. Ernane Palmas Ribeiro Filho
Jurista

“Colaborar com um projeto como esse, que leva a cultura e o amparo social às comunidades através dessas oficinas de cinema e teatro, que ensinam a expressão, a autoestima e a cidadania é mais que uma responsabilidade, mas também um prazer e um gesto de carinho.”




Mauro Zacher
Vereador de Porto Alegre

“Lembro, ha quase 20 anos, quando o Kzão iniciou esta oficina, desde o principio o projeto foi fascinante. As comunidades de Porto Alegre realmente precisam de movimentos culturais como este. Fico feliz em ter a oportunidade de dar meu apoio!”





Geraldo Mendes
Empresário

“Apoiar um projeto comunitário como este do Kzão, que leva a cultura para dentro das comunidades, perto das pessoas, presente na realidade delas, é auxiliar para que cada morador dos bairros mais humildes desta cidade reencontre sua própria cidadania”.


A estes corajosos homens... deixo 1 verdadeiro, e sincero muito obrigado, lembrando q precisamos ainda de muitos outros q sigam o exemplo!!!

Nenhum comentário: