Estamos agora chegando quase em duas décadas do projeto Oficinas Comunitárias do Professor Kzão. Os primeiros anos foram muito difíceis, com poucos apoiadores. Poucos, mas fundamentais para que o projeto acontecesse. E hoje, o projeto só acontece graças à sensibilidade de nossos parceiros culturais.
Uma categoria muito especial de apoiadores são os mecenas...
Mecenas são patrocinadores e investidores em arte e a cultura, ato conhecido como mecenato.
Os mecenas foram ricos e poderosos comerciantes, príncipes, condes, bispos e banqueiros q financiavam e investiam na produção d arte e cultura, obtendo através deste tipo d ação reconhecimento e prestígio na sociedade. Destacaram-se bastante no período do Renascimento Cultural (séculos XV e XVI). Investindo em artes plásticas, escultura, pintura, literatura e arquitetura. Neste periodo a burguesia, classe social q enriqueceu muito com o desenvolvimento comercial, percebeu no mecenato uma maneira rápida d alcançar o status d nobrez, q também era obtido c/ a compra dos títulos de nobreza.
Principais mecenas do periodo do Renascimento Cultural foram: Lourenço de Medici (banqueiro italiano) - Come de Medici (banqueiro e político italiano) - Galeazzo Maria Sforza (duque de Milão) - Francisco I (rei da França).
Mas o registro oficial do surgimentos dos Mecenas foi entre 74 a.C. e 64 a.C. Com Caius Maecenas (do sobre-nome dele q vem a palavra mecenas), ele foi um cidadão romano da época imperial. Grande político, estadista e patrono das letras. Administrou a fortuna da sua família que era rica e foi um conselheiro hábil e de confiança do Imperador César Octaviano (Augustus).
Confira agora alguns dos mecenas do nosso Projeto de CIneTeatro...

Dr. Ernane Palmas Ribeiro Filho
Jurista
“Colaborar com um projeto como esse, que leva a cultura e o amparo social às comunidades através dessas oficinas de cinema e teatro, que ensinam a expressão, a autoestima e a cidadania é mais que uma responsabilidade, mas também um prazer e um gesto de carinho.”

Mauro Zacher
Vereador de Porto Alegre
“Lembro, ha quase 20 anos, quando o Kzão iniciou esta oficina, desde o principio o projeto foi fascinante. As comunidades de Porto Alegre realmente precisam de movimentos culturais como este. Fico feliz em ter a oportunidade de dar meu apoio!”
Geraldo Mendes
Empresário
“Apoiar um projeto comunitário como este do Kzão, que leva a cultura para dentro das comunidades, perto das pessoas, presente na realidade delas, é auxiliar para que cada morador dos bairros mais humildes desta cidade reencontre sua própria cidadania”.
A estes corajosos homens... deixo 1 verdadeiro, e sincero muito obrigado, lembrando q precisamos ainda de muitos outros q sigam o exemplo!!!